segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Nota sobre Anonymous-São Paulo

Escrevo essa nota,em tom de impressão estritamente pessoal,mas com certas evidências.
À algum tempo,venho acompanhando as "ações" desse grupo,que a princípio me pareceu com boas ideias e com forte iniciativa na rede virtual.Conquistando a simpatia de muitos anarquistas,eles divulgavam vídeos "anti-capitalistas",ou pelo menos contra o sistema monetário em vigência.Alguns conhecidos e amigos começaram a participar de forma mais articulada com esse grupo,por meio de grupos de email,e marcando presença em algumas manifestações contra o governo atual.Aí é que eu achei um tanto quanto contraditório ou suspeito,vou explicar o porque.
Em suas críticas à corrupção,esse grupo privilegia acusações contra governos socialistas e/ou social democratas (não que eu seja simpatizante desses tipos de governo) e em momento algum os mesmos criticavam,por exemplo,governos liberais e conservadores.Apoiavam hacker's que derrubam sites dos mesmos governos,mas não incentivavam a derrubada de sites que veiculam propaganda fascista e/ou neo-nazistas.E pasmem,ao questionar esse tipo de posicionamento,alguns de seus adeptos me disseram que o tal grupo é "aberto a todo e qualquer indivíduo inconformado com o status quo atual da sociedade".Mas peraê...esses indivíduos só estão inconformados com esse atual governo (PT)?Eles não estão indignados,por exemplo,com a mesa legislativa conservadora,que impede ou boicota leis que promovem o "bem estar social"?Que garantam segurança e punam crimes contra minorias?Que monopolizam setores de desenvolvimento social?Que tipo de "abertura" é essa que não diológa com nenhuma outra corrente ideológica,que não a do interesse de direitistas reacionários?
Essas dúvidas,ao menos para mim foram esclarecidas,após publicar esse questionamento em um grupo que eu administro no facebook,e em seguida apareceu em meu outro blog a seguinte mensagem(segue o print):

O corpo da mensagem é de ameaça a minha pessoa.Não sei se está legível,portanto,vou transcrever aqui as partes que acho mais importantes:
-"Que ridículo seu texto.Anonymous está de olho em vc."
-"Não esquecemos
Não perdoamos
Nos aguarde".

Posto isso,quero que reflitam;quem são esses "anonymous"?Ou melhor,quem está por trás desses "anonymous"?Como uma "organização",que do nada,aparece com tanta visibilidade,mas sem ter feito algo realmente útil para a sociedade?Os interesses de quem,esse grupo está defendendo?
Não quero parecer caluniador,nem tampouco espero que concordem comigo,apenas reflitam.
Abraços libertários!
Danilo Henrique - Frente Antifascista.

4 comentários:

  1. http://www.youtube.com/watch?v=jsx3skXvsZ0
    bem bonitinho em português, Danilo.

    Realmente, tem muito ignorante que usa do nome "Anonymous" pra parecer malvado.

    Mas devemos deixar algo bem claro, a ideia Anonymous não é Brasileira, nao surgiu contra o governo brasileiro. E a derrubada de sites no Brasil não foi pelas mãos da Anonymous.

    ResponderExcluir
  2. Concordo.

    Não se deixe levar pelas má intenções de anarco-capitalistas embutidos no meio da Anonymous.

    A Anonymous é uma idéia anti-governo, uma idéia de liberdade e de trasparência nas ações. Uma idéia anti-imperialista e anti-autoritária.

    Justamente por esse motivo é que na Anonymous agem pessoas de diversas ideologias: desde tradicionais Marxistas/Leninistas/Trotskystas até socialistas libertários, anarquistas e anarco-capitalistas/liberais radicais, pois todos esses adotam essas características.

    A Anonymous consegue unir os mais controversos grupos em torno de objetivos em comum. Geralmente a Anonymous é associada ao Movimento Zeitgeist e/ou ao Anarquismo.

    Não se confunda. Se há "lobos entre os cordeiros" é absolutamente normal em qualquer organização, qualquer movimento e qualquer Revolução.

    Seja um Anonymous!

    ResponderExcluir
  3. Acredito que pessoas sem rotulo, aquelas que acordam, comem, trabalham e dormem novamente, essas pessoas que são os escravos da rotina, essas mensagens do anonymous são para esse tipo de pessoa.
    Pessoas que vem que mil pessoas morreram ou que foram espancadas buscando mudanças e simplesmente mudam para a novela, a idéia a causa tem que chegar a essas pessoas.
    Quando todos tiverem a informação, quando todos concordarem que não da para manter dessa forma. Ai sim algo vai mudar para algo melhor, porque não vai ser idéia ou objetivo de 10 ou 100 pessoas mas de um país inteiro.

    ResponderExcluir
  4. "Acredito que pessoas sem rotulo, aquelas que acordam, comem, trabalham e dormem novamente, essas pessoas que são os escravos da rotina, essas mensagens do anonymous são para esse tipo de pessoa."

    Como assim?Pessoas sem posicionamento definido?Sem coragem pra sustentar uma causa,seja lá qual for?Pessoas sem culhões pra tomar sobre si o destino de suas vidas?
    Realmente é muito chato ter que duvidar de uma organização,que ao que tudo indica só conta com a força de seus membros,mas não posso deixar de questionar uma organização que congregue anarcos e nacionalistas.Não estou dizendo que devamos ser sectários,umas das pessoas que eu mais amo é nacionalista,mas confluir politicamente é tenso!

    ResponderExcluir